Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Camargo Corrêa admite propina de R$ 110 mi, diz jornal

Eduardo Leite, vice-presidente da construtora revelou, em delação premiada, que valores foram repassados a Renato Duque e Paulo Roberto Costa

há 9 anos

Camargo Corra admite propina de R 110 mi diz jornal

Eduardo Hermelino Leite, vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, admitiu em delação premiada que a empreiteira pagou 110 milhões de reais em propina, entre 2007 e 2012, no esquema de corrupção da Petrobras. Eduardo, que foi detido em novembro de 2014, na sétima fase da Operação Lava Jato e solto após a Justiça homologar o acordo de delação premiada, contou que 63 milhões de reais foram repassados à Renato Duque, ex-diretor da área de Serviços da Petrobrás, e os outros 47 milhões de reais ao ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa. As informações são do jornal O Globo.

O vice-presidente da constutora contou que a propina foi paga por contratos nas refinarias de Araucária (Repar), Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, e Henrique Lave (Revap), em São Paulo. Ele informou que os custos da propina já faziam parte do planejamento da Camargo Corrêa e que os contratos assinados com a Petrobras após 2007 tinham um adicional para cumprir "compromissos e obrigações" com Júlio Camargo, consultor e empresário envolvido no esquema.

De acordo com o jornal, caberia a Júlio "lavar" a propina paga a Renato Duque, que, por sua vez, nega participação no esquema. Pedro Barusco, outro ex-diretor de Serviços da Petrobrás que teria recebido propina, fez acordo para devolver 97 milhões de dólares que recebeu de suborno em quase 20 anos.

O presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, contou, também em delação premiada, que pagou 20 milhões de reais à empresa de Júlio Camargo, como "uma obrigação comercial sem a qual os negócios não seriam fechados". Avancini também afirmou que a Odebrecht comandava o chamado "clube das empreiteiras, pois chefiava as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o principal projeto da Petrobras.

  • http://veja.abril.com.br/noticia/economia/camargo-correa-admite-propina-der110-mi-diz-jornal

    • Publicações462
    • Seguidores769
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações593
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camargo-correa-admite-propina-de-r-110-mi-diz-jornal/182398432

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)