Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

STF legitimou votação em caso similar ao da maioridade

Em 1996, corte rejeitou pedido do PCdoB e manteve resultado de votação de emenda aglutinativa após rejeição de substitutivo.

há 9 anos

STF legitimou votao em caso similar ao da maioridade

A discussão sobre a legalidade da votação que aprovou a redução da maioridade penal não é inédita. Nesta quinta-feira, parlamentares de seis partidos, incluindo PT, PCdoB e PDT, anunciaram que vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação do resultado. Mas, quase vinte anos atrás, em circunstâncias parecidas, PCdoB, PT e PDT foram derrotados na corte.

Na ocasião, o grupo de deputados questionava a votação de uma proposta que alterava regras da Previdência. O episódio é similar ao da maioridade penal. Depois de rejeitar um substitutivo - texto apresentada por um relator usando como base uma proposta anterior -, a Casa aprovara uma emenda aglutinativa com teor semelhante ao do texto já derrotado.

Os deputados que recorreram ao STF argumentavam, como argumentam agora os críticos do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que a decisão era ilegal. Inicialmente, eles até obtiveram uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello. Mas a decisão foi derrubada.

O tribunal decidiu que não deveria julgar a acusação de que a emenda aprovada continha trechos de propostas já rejeitadas. Na visão dos ministros, era uma "questão interna corporis do Poder Legislativo, não sujeita à reapreciação pelo Poder Judiciário".

Em seguida, a corte confirmou que, em casos assim, a rejeição do substitutivo não leva necessariamente ao encerramento da discussão sobre o tema em pauta. "É de ver-se, pois, que tendo a Câmara dos Deputados apenas rejeitado o substitutivo, e não o projeto que veio por mensagem do Poder Executivo, não se cuida de aplicar a norma do art. 60, § 5º, da Constituição", diz o acórdão, citando o mesmo trecho da Carta Magna que agora é mencionado pelos adversários de Eduardo Cunha.

Assim, o STF cassou a liminar a manteve a decisão da Câmara à época. Se mantiver o entendimento, a corte legitimará a votação em que a Casa aprovou a proposta de redução da maioridade penal.


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/stf-legitimou-votacao-em-caso-similar-ao-da-maioridade-penal

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-legitimou-votacao-em-caso-similar-ao-da-maioridade/204450110

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)