Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Rodízio de juízes por gratificação custa R$ 1 mi por mês a tribunal

Sistema implantado no Tribunal Regional Federal da 2ª Região também causa lentidão no andamento dos processos, diz jornal.

há 9 anos

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), sediado no Rio de Janeiro, implantou um sistema de rodízio de juízes nos Estados do Rio e do Espírito Santo - que estão sob a competência da corte -, para que eles possam ter direito a receber o bônus por acúmulo de função. Como mostrou reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o tribunal diz que os pagamentos desses valores somam 1 milhão de reais por mês e beneficiam 271 magistrados, número que representa 90% dos juízes e desembargadores dos dois Estados.

A estratégia consiste em enviar, durante quinze dias por mês, juízes federais para varas diferentes das que estão lotados originalmente. Segundo a reportagem, o sistema foi implantado por pressão dos próprios magistrados. Funcionários do cartório, que preferiram não se identificar, disseram ao jornal que o rodízio está causando queda no ritmo do andamento de alguns processos por causa dos juízes que deixam seus postos.

A lei aprovada no Congresso Nacional em janeiro deste ano que dá direito ao bônus diz que a gratificação deveria ser paga em casos excepcionais de substituição. O que vem ocorrendo, no entanto, é que o rodízio está igualando, muitas vezes, os salários dos juízes aos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) cujo teto é de 33.763 reais.

Ao jornal, corregedor do TRF-2, Guilherme Couto, disse que o rodízio de juízes tem como objetivo dividir de forma igualitária o número de vagas entre substitutos e evitar o acúmulo de trabalho. Questionado sobre a lentidão nos processos, Couto afirmou que o sistema pode ser revisto se houver "problema de efetividade".

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/rodizio-de-juizes-por-gratificacao-custar1-mi-por-mesatr...

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações184
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rodizio-de-juizes-por-gratificacao-custa-r-1-mi-por-mes-a-tribunal/207691889

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)