Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STF confirma decisão de Teori sobre Delcídio e manda recado a políticos corruptos

Ministra Cármen Lúcia e o decano Celso de Mello proferiram duros votos em que alertam aqueles que confiam na imunidade parlamentar para cometer crimes: Ninguém está acima das leis

há 8 anos

STF confirma deciso de Teori sobre Delcdio e manda recado a polticos corruptos Na sessão extraordinária convocada nesta quarta-feira para avaliar a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão do ministro Teori Zavascki. A corte vai enviar ao Senado os autos para que os senadores decidam sobre a permanência da prisão do parlamentar. Conforme o artigo 53 da Constituição, membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, "salvo em flagrante de crime inafiançável". O STF considerou que a atuação de Delcídio de coagir o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para obstruir as investigações da Operação Lava Jato seria um crime permanente e, portanto, passível de prisão. A Constituição estabelece que, nesse caso, os autos serão remetidos dentro de 24 horas ao Senado, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

O presidente da 2ª Turma, ministro José Antonio Dias Toffoli, afirmou que as promessas do senador de que poderia interferir no STF em favor de uma eventual soltura do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró é exemplo de "pessoas que vendem ilusões". Segundo relatos de Teori, o filho de Cerveró, Bernardo, gravou conversas em que Delcídio citou que ministros do STF supostamente poderiam ser influenciados em prol da soltura do ex-dirigente da Petrobras. Entre eles estariam os ministros Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Edson Fachin e o próprio Toffoli. Na conversa, o senador também prometeu influência do vice Michel Temer e do Renan Calheiros em benefício do ex-diretor da Petrobras.

"Infelizmente estamos sujeitos a esse tipo de situação, pessoas que vendem ilusões, mensageiros que tentam dizer 'conversei com fulano, conversei com cicrano e vou resolver a sua situação'. Infelizmente são situações que ocorrem. Não é a primeira vez que isso ocorre" , afirmou Toffoli. "O que importa é o seguinte: o Supremo Tribunal Federal não vai aceitar nenhum tipo de intrusão nas investigações que estão em curso e é isso que ficou bem claro na tomada dessa decisão unânime e colegiada", completou.

Indicada pelo ex-presidente Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha proferiu nesta quarta-feira um duro voto no julgamento. "Aviso aos navegantes: nas águas turvas, criminosos não passarão na navalha da desfaçatez e não passarão sobre juízes, não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro", disse a ministra.

Cármen Lúcia também traçou um paralelo com o mote de campanha do ex-presidente Lula, segundo o qual "a esperança venceu o medo", citou o escândalo do mensalão e, ao comentar o propinoduto que assola a Petrobras, disse que "em nenhuma passagem a Constituição Federal permite qualquer forma de impunidade a quem quer que seja".

"Na história recente da nossa pátria, [a sociedade] acreditou que uma esperança tinha vencido o medo. Na ação penal 470 [mensalão] vimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora parece que o escárnio venceu o cinismo" , disse Cármen. "Uma instituição séria da República, como o Senado, que já acolheu figuras como Rui Barbosa (...), não pode de qualquer forma ser comprometida por condutas absolutamente imorais de pessoas que não sabem honrar a República, que não toleram a democracia e que não respeitam os cidadãos brasileiros. A decisão [de prender Delcídio] não confunde imunidade com impunidade", completou.

Decano do STF, o ministro Celso de Mello também foi enfático ao referendar a decisão do relator, Teori Zavascki, de determinar a prisão cautelar do senador petista. "Ninguém, nem mesmo o líder do governo no Senado Federal, está acima das leis que regem o país".

Fonte: Veja

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações222
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-confirma-decisao-de-teori-sobre-delcidio-e-manda-recado-a-politicos-corruptos/260406816

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já passava da hora de demostrar à classe política que ninguém, absolutamente ninguém está acima da Lei. Muitos perpetuam-se em seus cargos na esperança de verem-se livres de responder por seus atos sob o manto da imunidade parlamentar confundindo claramente impunidade com imunidade. Parabéns ao STF. continuar lendo

Os ministros indicados pelo PT mandaram um recado direto para os parlamentares que, de alguma forma, se rebelarem contra o governo: prisão mesmo no curso do mandato.

E o presidente do PT confirma isso por meio da nota emitida em relação ao caso.

Estranho o Ministro Fachin, indicado pela presidenta, acatar liminar exigindo do Senado o voto aberto na questão da prisão do Delscídio.

Hummm! continuar lendo

Bom pessoal, em se tratando de Brasil e esses 3 poderes, vai prevalecer apenas o "parece". "Parece que o escárnio venceu o cinismo", mas tenho convicção que não. Em quase dez anos militando no judiciário, o que vi, vejo e creio que ainda verei, é um país em metástase pela corrupção. "Bobo" é quem acredita em justiça nesse país e na prisão do Senador Delcídio Amaral, ora está clarividente que este só foi preso devido as gravações revelarem e colocarem em SUSPEIÇÃO nomes de alguns Ministros da Corte Maior e da Presidente da República também. Decerto, a prisão dele cairá no esquecimento ou alguma manobra irá surgir ou ainda já já algum outro fato notório e de relevância entrar-se-á em cena nesse país, pondo uma pá de cal nesse assunto, pois nesse Brasil, verdade alguma dura mais que 24hs, anotem... Sem furtar do comento, o julgado Mensalão, em minha opinião, foi balela, teratológico, apenas pra enganar desapercebidos, vejamos e analisemos. Das punições proferidas pela nossa Corte, aqueles que não eram políticos e nem tinham acesso ao Planalto, pegaram 15, 16, 40 anos de prisão e já os que permeavam a política, eram políticos e tinham pleno acesso ao Planalto em Brasília, tiveram penas que mal chegaram a 6,7, 10 anos no máximo e já até gozam do sabor da impunidade. Estranho... Enfim, para essa classe política dominante, que impera nesse país, dúvidas, ao menos pra mim, não resta de que são intocáveis, o dinheiro deles é o Deus aqui terreno e estão muito, mas muito acima das leis. É esperar pra crer! continuar lendo

Concordo plenamente com você Anderson Ferreira; confesso que até fiquei emocionada com a dura declaração da Ministra Carmem Lúcia, e pensei: agora vai!
Mas logo a ficha caiu....rsrsrs continuar lendo

"Ninguém, nem mesmo o líder do governo no Senado Federal, está acima das leis que regem o país".
O que falar dessa frase, até parece que há alguma dúvida sobre seu conteúdo, ou mesmo que a decisão foi tão somente um favor à sociedade. Por favor, mais ações e menos papo furado; não fizeram mais que seu dever, aliás, ainda falta muito para merecerem aplausos, os meus aplausos. continuar lendo