Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Não reconhecidos danos por desavença em estacionamento

Dois homens que tiveram desavença em estacionamento de prédio comercial tiveram negados os pedidos de dano moral e extrapatrimonial pela 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O Desembargador Marcelo Cezar Müller, relator do processo, asseverou que ambos, autor e réu, adotaram atitude inadequada para resolver a questão.

há 9 anos

Caso

O autor da ação desenvolve atividade comercial no prédio em que aconteceu o incidente. No dia dos fatos, teria estacionado o veículo atrás de outros. Após o almoço, recebeu ligação da portaria para que manobrasse o carro, pois um cliente da barbearia precisava sair. Ao chegar ao local, cerca de 10 minutos depois de ser avisado, afirmou que o réu estava descontrolado emocionalmente, pois desde já estava buzinando. O autor, após manobrar, saiu do carro e cruzou os braços, afirmando que não teria como recuar mais senão invadiria a avenida Wenceslau Escobar, em Porto Alegre. O réu teria buzinado mais vezes, gesticulando e afirmando que o espaço era insficiente, então partido para agressões com socos. Ambos caíram, resultando em lesões. Foram separados por um terceiro.

O autor comunicou a sua esposa, que desceu correndo as escadas até ao local. Referiram na ação, ajuizada no Foro Regional da Tristeza, que a mulher estava fazendo tratamento para fertilização, em repouso, e devido ao estresse precisou fazer mais 10 sessões, em virtude da ineficiência dos resultados.

O réu fez pleiteou que a responsabilidade do ocorrido fosse atribuída ao autor da ação.

Em 1º Grau, o magistrado Mário Roberto Fernandes Corrêa reprovou o episódio e advertiu que a simples atitude de acionar a buzina tem levado à morte de pessoas no trânsito. O que se está julgando é a intolerância mútua, é a perda da noção dos princípios da vida em sociedade. E registrou que ambos tiveram conduta inadequada, antissocial e incompatível com seu grau de informação e sua vivência. São pessoas com mais de 50 anos, pessoas vividas, portanto, conduta inadmissível dos dois.

Porém, considerando que a agressão partiu primeiramente do réu, fixou o dano moral em R$ 2 mil e por danos materiais no valor R$ 353,00, com relação a gastos com medicamentos decorrentes do tratamento de lesões sofridas, sendo negado o ressarcimento pelo tratamento de fertilidade.

Apelação cível

A parte autora pediu o acolhimento dos pedidos, em virtude das agressões e danos sofridos: morais, estéticos e materiais. O réu recorreu atribuindo a responsabilidade do ocorrido ao autor. Solicitando, portanto, o provimento da reconvenção, negada em primeiro grau.

No Tribunal de Justiça, Desembargador Marcelo Cezar Müller, relator do recurso na 10ª Câmara Cível, negou a indenização por dano moral e estético. O Desembargador asseverou a isonomia de culpa, pois o autor estacionou o veículo atrás do outro.

Cabia ao autor ter retirado o seu automóvel de modo a permitir a saída do outro veículo. Se não havia espaço pelo início da via pública, poderia ter saído para a avenida, dado a volta na quadra e retornado ao estacionamento, julgou o magistrado. Ainda, analisou que não houve maiores consequências para o autor, pois o dano estético seria uma cicatriz, impossível de notar em seu rosto. O dano estético deve ser reconhecido se existe prejuízo à aparência da pessoa.

E assinalou que a simples recomendação médica sobre a condição da esposa não configura dano material, pois não é indicativo seguro de que o ocorrido provocou o resultado negativo.

Os Desembargadores Túlio de Oliveira Martins e Jorge Alberto Schreiner Pestana acompanharam o voto do relator.

Proc. 70064095789

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações87
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-reconhecidos-danos-por-desavenca-em-estacionamento/194553598

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)