Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

'PT criou uma máquina de corrupção para financiar seu projeto de poder'

Presidente da CPI dos Fundos de Pensão, deputado Efraim Filho (DEM-PB) afirma que de quatro entidades investigadas, três estão relacionadas ao PT

há 8 anos

PT criou uma mquina de corrupo para financiar seu projeto de poder Após o fim melancólico da CPI da Petrobras, encerrada nesta semana depois de poupar todos os políticos e parlamentares envolvidos no propinoduto que sangrou a estatal, deve ganhar os holofotes na Câmara dos Deputados outra comissão de inquérito com potencial avassalador para o governo e o PT. Ainda despercebida, a CPI dos Fundos de Pensão se debruça, há dois meses, sobre contratos com indícios de também terem sofrido influência de figuras petistas já conhecidas do noticiário policial, como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, ambos presos na Operação Lava Jato. De acordo com o presidente da CPI, o deputado Efraim Filho (DEM-PB), já está constatado que o mesmo modus operandi usado nos escândalos do mensalão e do petrolão foi repetido nos recursos destinados a aposentados e pensionistas. "O que a gente identifica é que há uma máquina de corrupção do PT para financiar um projeto de poder", afirma o parlamentar. O foco da comissão, nos próximos dias, será conseguir aprovar a convocação do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, suspeito de articular o pagamento de propina à nora do petista com recursos da Sete Brasil, empresa ligada à Petrobras. Leia a entrevista ao site de VEJA.

A CPI dos Fundos de Pensão também corre o risco de acabar em pizza? Toda CPI começa com a presunção de pizza, mas eu estou otimista de que teremos bons resultados. Há uma diferença de que essa CPI está sendo comandada pela oposição, então o governo não influencia aqui. Ainda há a questão do apelo social da comissão, estamos defendendo aposentados e pensionistas, e isso dificulta também o discurso de blindagem do governo. A CPI é protagonista dos seus fatos. Nós vamos produzir as provas da nossa investigação. Nós não temos uma operação Lava Jato ao lado que pauta a comissão. Para nos ajudar nas apurações, nós requisitamos o apoio de servidores do Banco Central, do Tribunal de Contas da União, da Comissão de Valores Mobiliários, da Previc e da Polícia Federal.

Em dois meses, o que a CPI já pôde constatar? Logo percebemos que o mesmo modus operandi do mensalão e do petrolão pode ser identificado nos fundos de pensão, que é o aparelhamento das instituições, o tráfico de influência e o direcionamento dos negócios para interesses pessoais. Isso em um montante de 350 bilhões de reais em quatro fundos de pensão (Petros, Previ, Funcef e Postalis).

As delações da Lava Jato podem ajudar nas investigações? Sem dúvidas. Já estávamos debruçados sobre o Postalis e a delação do Fernando Baiano jogou ainda mais luz sobre esse processo, identificando interesses de pessoas como Eike Batista, João Ferraz (ex-presidente da Sete Brasil), José Carlos Bumlai (amigo do ex-presidente Lula) e Lula. O Ferraz esteve na comissão no início do mês e afirmou que se encontrou com o Lula. Ele falou isso antes da delação, o que já legitima pelo menos parte das declarações do delator. Agora, há informações de bastidores de que o próprio Ferraz está em processo de delação na Lava Jato. Ou seja, podem surgir novas evidências em breve.

Como os dois escândalos de corrupção se relacionam? O que a gente identifica é que há uma máquina de corrupção do PT para financiar um projeto de poder. E essa máquina de corrupção agiu onde ela identificou potencial para isso. Nós já vemos aparecer nomes como João Vaccari Neto e José Dirceu, figuras que estão nas duas frentes das investigações. Dirceu, inclusive, já está convocado para a CPI para explicar a atuação dele na Funcef. No relatório de indiciamento do ex-ministro no âmbito da Java Jato, há uma tabela feita pela Polícia Federal que aponta duas notas frias do Milton Pascowitch (lobista também preso) que somam mais de 3 milhões de reais. E a nota era para a articulação de recursos junto aos fundos de pensão.

E qual o envolvimento do ex-tesoureiro do PT? A Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), da qual Vaccari foi presidente, acabou fornecendo muita mão de obra para ocupar cargos de direção das entidades. Muitos dos atuais diretores dos fundos de pensão têm origem lá no sindicato dos bancários, entre eles o Antônio Carlos Conquista, presidente da Postalis. Há ainda a suspeita de tráfico de influência de Vaccari e o doleiro Alberto Youssef para influenciar decisões nos fundos.

Qual a relação entre partidos políticos e as irregularidades nos fundos de pensão? Dos quatro fundos hoje investigados, três deles são comandados por filiados ao PT: Petros, Funcep e Postalis. Por "mera coincidência", os três que apresentam déficit. O único que não é filiado ao PT é a Previ, e é o único fundo que apresenta balanço positivo. É sintomático. Já podemos perceber uma grande influência do José Dirceu, do João Vaccari Neto, e, em acordo de delação, o Fernando Baiano disse que quem indicou o João Ferraz à Sete Brasil foi o Antônio Pallocci (ex-ministro da Fazenda). Também queremos entender a particpação de José Carlos Bumlai, que é próximo a João Ferraz e ao ex-presidente Lula. A CPI está fazendo um levantamento que mostra como as indicações de investidores acabou virando cabide de empregos para apadrinhamentos e pretende apresentar uma certa vinculação entre designações para esses conselhos e militância partidária.

Há a garantia de que, se convocado, o Bumlai vai prestar depoimento? Ele será chamado a depor nem que seja à força. Para ele ir, depende de um ato exclusivamente meu, que sou presidente. Por isso que eu digo que uma CPI comandada pela oposição é diferente. A minha dificuldade é que para aprovar o requerimento é necessário o apoio da maioria do colegiado. Depois de aprovado, ele senta lá no outro dia - ele vai e vai rápido. Agora, está claro que a blindagem do governo é para não deixar aprovar essa convocação. O governo mobilizou a sua base e tenta tratorar a votação. Mas há um lado bom que, com a divulgação do envolvimento dele, a gente tem ganhado um tempo para que a própria opinião pública tome conhecimento da atuação do amigo do Lula. Eu consigo identificar alguns votos flutuantes que são muito sensíveis à opinião pública. A gente acaba trazendo esses votos para contribuir com o aprofundamento das investigações na CPI.

A CPI já teve acesso a documentos relacionados à Lava Jato? Eu estive em uma audiência com o juiz Sergio Moro e ficou acertado o compartilhamento das informações e ainda a liberação do doleiro Alberto Youssef para prestar depoimento. Pedimos também o compartilhamento da quebra de sigilo do Vaccari e do próprio Youssef. A Lava Jato tem documentos que para eles eram questões secundárias, mas que são o nosso foco, como a descoberta de uma relação dos investigados com a Funcef.

O que já está em investigação sobre os fundos de pensão? São mais de trinta inquéritos da Polícia Federal relacionados a fundos de pensão - o Postalis é recordista deles e também está sendo investigado. A Funcef e a Petros também têm algumas investigações em curso. Já a Previ, que tem uma governança mais sólida, tem um processo menor.

Faltam menos de dois meses para o fim da CPI. Haverá tempo suficiente para a análise de toda essa documentação? O prazo de encerramento é no dia 8 de dezembro, mas, obviamente, vamos solicitar a prorrogação. Ainda que estejamos no recesso, a investigação não para. Nós temos um volume de informação tão grande que teremos um trabalho volumoso para a equipe de consultoria. Pedimos todas as informações de todos os contratos desses quatro fundos. Tem muita coisa que a gente ainda não conseguiu se debruçar. Quatro meses é um tempo extremamente exíguo, eu espero contar com a prorrogação. A Operação Lava Jato tem dois anos e meio. Nós ainda estamos na primeira fase. A ideia é que a seja só o primeiro passo para uma investigação maior.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pt-criou-maquina-de-corrupcao-para-financiar-um-projeto-de-p...

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7208
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pt-criou-uma-maquina-de-corrupcao-para-financiar-seu-projeto-de-poder/247451202

Informações relacionadas

Solange Lima, Administradora e Técnico Contábil
Artigoshá 9 anos

Partido da Mulher Brasileira - PMB

33 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que todos os partidos, tem corrupção, isso é sabido por todos. Mas, infelizmente um partido tem se destacado nessa prática esdruxula, o Partido dos Trabalhadores (PT). Dia a pós dia, nesses últimos anos, temos visto inúmeros casos de corrupção e com outros crimes conexos afins. O PT há muito já deveria ter deixado o governo federal, e poupado a nação de mais prejuízos ao erário público. continuar lendo

Mas qual partido (pessoas) colocar no lugar? P$DB (Aécio at caterva) ? PMDB (Renan Calheiros, Eduardo Cunha, et. al) ?
Tá vendo Adeilson, só tirar o PT é uma solução simplista, apaga as labaredas maiores mas mantem acesa (e beeeem acesa) a brasa da corrupção e deste escárnio todo. O que precisamos é de uma profunda reforma política, isto se formos conservadores demais. Qualquer ideia ou pretensão um pouquinho menos refratária, gritaria por profundas mudanças, maiores e bem mais significativas do que os filtros (taperas de cavalo) que a mídia a$$ociada nos deixa enxergar.
Pense, que coisa pequena seria tirar o PT e, no entanto, parece ser esta a atitude redentora de toda a humanidade. Seria isto mesmo??? Amanheceríamos no paraíso no day after sem Dilma? Teríamos aquela sensação de vitória e a vida continuaria a mesma. Simplesmente tiraríamos uma quadrilha para colocar outra no lugar. E tudo continuaria a mesma coisa. continuar lendo

Também ouso discordar do seu comentário nobre amigo Adeilson de Oliveira Silva, é necessário se aprofundar mais sobre esse tema, inclusive no mar de corrupção que existia antes e nada era investigado. Lamento. continuar lendo

Concordo.
No fim os outros partidos que são tão corruptos quanto os do PT, estão apenas se aproveitando das falhas horrendas deste partido, para se promoverem. Estão pouco se lixando para a "Ordem e Progresso".
Não é só no PT que tem roubalheira. Basta ser político.
Se existe um honesto, com certeza ou já morreu, ou não se elegeu. continuar lendo

Adeilson, pelo raciocínio destes nossos amigos que estão respondendo à sua colocação, só nos resta resignarmos como a corrupção e roubalheira do PT, ajoelharmo-nos e chorarmos....não há o que fazer!!!!!!! Não há ninguém em nosso país que possa substituir os atuais ladrões, pois, segundo a visão destes nossos "amigos", seria somente trocarmos alguns ladrões por outros ladrões.
Então veja, se você tem um "espinho" pregado em seu pé, não o retire, pois, a chance de "pregar outro espinho" é muito grande, então, chore seu espinho atual, não o troque por outro, mesmo que o atual esteja se "infectando" e apodrecendo seu pé...... continuar lendo

Causa vergonha ver gente defendendo a ladroagem do PT. Dizem que o povo tem o governo que merece, mas 49% dos brasileiros repudiaram o atual governo nas urnas, e esta "maioria" superior em míseros 1% prefere morrer abraçado aos ladrões a reconhecer que cometeu um grave erro ao reeleger Dilma. continuar lendo

Quantas CPI's não terminaram em pizza?

Não digo que escolheram um pra boi-de-piranha, mas que verdadeiramente surtiu o resultado que se esperava, tendo todos os envolvidos condenados e o erário ressarcido por completo?

Arrisco-me a responder: nenhuma.

CPI é o mesmo que mandar uma raposa tomar conta do galinheiro ... são corruptos negociando o famoso "uma mão lava a outra" com outros corruptos.

É impossível dar certo.

Os corruptos fazem as leis que devem combater a corrupção deles próprios ... a isso se reduz a nossa democracia. E não pensem que surgirá um salvador, pois este não seria escolhido nas convenções partidárias e, portanto, estaria impedido de concorrer nas eleições. continuar lendo

O problema não é toda CPI acabar em pizza! O problema não é todo político ser corrupto! O problema não é todo partido fazer caixa 2... Mas o que realmente importa (o problema verdadeiro) é que esses senhores e partido enganaram o Brasil! Eles diziam ser diferentes de tudo isso e com esse discurso foram eleitos. E agora... Bem, basta olhar a situação do país, o noticiário, e os diários de justiça... Não preciso falar mais nada. continuar lendo

Concordo com esse artigo não, isso é generalizar demais e amiudar demais a corrupção no país, pensando assim o leigo até acredita que a corrupção nasceu ou é algo exclusivo de um partido quando se sabe que lá atrás outros partidos venderam por várias vezes o país e o seu patrimônio. Quem discorda? continuar lendo

Plenamente de acordo! "Generalizador" é eufemismo. O texto tem claro teor ideológico. Infelizmente, uma discussão imparcial sobre o tema seria mesmo tarefa muito difícil. Mas argumentar com base em fatos e de forma racional, permitiria ao autor uma análise um pouco menos perfunctória. O sistema representativo está putrefato, não há como se falar em Democracia num sistema onde a maioria está alienada do processo decisório, ficando este sob o domínio e ao sabor dos plutocratas. continuar lendo

Muito bem colocado. Uma pena que o Sr. Frederico Fernandes tenha realmente uma visão puramente ideológica, veja que logo abaixo associa a situação do país com uma mera questão de um partido, quando é sabido que a oposição já declarou abertamente que está fazendo de tudo para atrapalhar o governo. Esse momento seria muito oportuno para revermos questões da estrutura do Estado Brasileiro, onde um grupo vem se apropriando das benesses do dinheiro público há muito tempo. continuar lendo

Ah então a roubalheira que houve em outros governos legitima a roubalheira atual nos governos do PT. É isso? Entendi bem ou estou enganado? Aliás, no tocante à venda do patrimônio do país por outros governos, a nota estaria falando das privatizações? Será que, a pretexto de mitigar o que ocorre nos governos do PT, vão continuar a demonizar as privatizações? Tanto falaram sobre a venda do patrimônio nacional a preço de banana mas nada provaram. Se as privatizações foram, assim, tão demoníacas, por que o PT, com o seu ódio pelo PSDB, não trouxe à baila fatos concretos? Já imaginou que esculhambação seria se a Telebrás, com o seu gigantismo, estivesse nas mãos dos governos do PT? Como se vê, há mais questionamentos do que respostas. continuar lendo

George, todos estes discursos a respeito dos "malfeitos" de outros partidos para tentar "justificar" os do PT parecem até terem sido transmitido em alguma aula promovida em uma das "convenções" do partido, e o interessante é que seus "seguidores" os decoraram na ponta da língua.

Diante deste raciocínio, talvez também devêssemos entender que em razão de todos os homicídios que já foram praticados no Brasil, desde seu descobrimento, deveríamos repensar se é correto continuarmos a colocar os atuais homicidas na cadeia, afinal, parece que homicídio é um "hábito bastante arraigado em nossa história, tanto quanto a corrupção e roubalheira". Se seguirmos a logica petista deste raciocínio, deveremos começar a perdoar os homicidas, assim como estão tentando perdoar a ladroagem do PT, justificando pela "ladroagem histórica" na política.

É realmente lamentável este tipo de atitude por parte de "brasileiros" que tenham real interesse na nação e em seu futuro. Deveriam, sim, estar lutando para colocar a todos na cadeia, independente de partido, ideologia ou sobrenome, além de tentar resgatar o fruto dos roubos em favor de nossa população, e não estar a justifica-los. continuar lendo

Depois de desmascarado o discurso de que o PT inventou e patenteou a corrupção, partiu-se para outro viés: o de que "nunca antes na história deste país" a corrupção foi tão volumosa.

Certamente terá sido sob os manto do silêncio impositivo da ditadura e sob o desmantelamento da PF na gestão FHC que os maiores assaltos, como as privatizações, foram feitos. Sobrenomes "nobres" de nosso país foram beneficiários de privatização de siderúrgicas, bancos e de todo parque de infraestrutura, na base da pilhagem descarada. Processos? Gavetas existem para isso.

Será que há hoje mais corrupção ou mais investigação? Quem mais investiu na PF e na autonomia desta? continuar lendo

Marcio, qual a solução que você, com sua vasta visão política, nos propõe? Que somente fiquemos indignados e choremos a atual roubalheira e corrupção, mas nada devemos fazer, apenas porque outros partidos também roubaram?
Deveríamos seguir os conselhos de Marta Suplicy de "relaxarmos e gozarmos" uma vez que o "estupro" é inevitável?

Em sua opinião desmascararam que o PT inventou a corrupção, desmascararam também que o PT não tem a mais volumosa corrupção, do mundo moderno, então devemos perdoa-los e jogarmos tudo a "fundo perdido"? Devemos esquecer tudo o que foi roubado da nação e darmos beijinhos em nosso atual governo?

Meus desejos são diferentes dos seus, talvez porque eu tenha filhos e netos para me preocupar. Eu gostaria que todos os ladrões, independente de partido ou ideologia, fossem para cadeia, e o produto de seus roubos voltassem para serem investidos em nosso país, e não nos "vizinhos" ou em contas em paraísos fiscais.

Você diz em seu texto:

"Será que há hoje mais corrupção ou mais investigação? Quem mais investiu na PF e na autonomia desta?"

E eu lhe pergunto, e isto realmente importa???? Será que esta preocupação não está invertendo valores? Pouco importa saber se hoje a "investigação é maior que a corrupção", queremos que tudo isto pare de acontecer. Não adianta investigar e em razão do "aparelhamento", não conseguir punir nenhum dos culpados.
Mata mais as filas de doentes esperando por atendimento médico em clinicas e hospitais do que o trânsito de São Paulo, duvida disto? O politico que desvia dinheiro da saúde, segurança e educação está praticando um crime maior do que os "crimes de guerra", pois, são responsáveis por tantas mortes quanto um criminoso na guerra......e o pior, sempre terá quem os defenda, e posso lhe afirmar, não consigo entender como isto possa acontecer, quais são as razões, os motivos que os levam a defender estes políticos???? Gostaria muito de saber quais os "valores" que podem ser mais importante do que o futuro de sua família??? continuar lendo

Ok! Então vamos deixar tudo como está!

Esse é o melhor caminho!

Sempre foi assim justifica tudo!
Ninguém nunca foi punido então ninguém nunca será!

Bora lá pular carnaval e assistir futebol! continuar lendo

Pessoas, por gentileza não coloquem expressões em minha fala.

SIM! Currupção deve ser combatida, em todo lugar, em qualquer instância.

NÃO! Investigar e punir seletivamente não contribui para tal.

Eu também caí em contos de carochinha, há alguns anos. Deputados e senadores supostamente "implacáveis", juízes e promotores idem me fizeram crer que algo estava por mudar. Depois constatei que o "combate" tem nome e endereço predeterminados.

Se bate em Chico mas não bate em Francisco, não me venham se pintar de pilares da Justiça porque de fato não são. continuar lendo