Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Congresso derruba veto de Dilma à aposentadoria de servidores aos 75 anos

Para votar revisão da meta fiscal, governo faz acordo com oposição em esforço para liberar a pauta dos vetos presidenciais

há 8 anos

Congresso derruba veto de Dilma aposentadoria de servidores aos 75 anos O Congresso Nacional derrubou na noite desta terça-feira o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei do Senado que prevê a aposentadoria compulsória apenas aos 75 anos - e não mais aos 70 anos - para servidores públicos em âmbito federal, de Estados e municípios. Foram 64 votos a 2 no Senado, e 350 votos a 15 na Câmara, maioria favorável à derrubada do veto.

Houve acordo entre senadores e deputados para que o veto fosse revertido - o governo e o PT liberaram as bancadas para votarem favoráveis ao projeto, que estende a mais funcionários públicos (do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de fundações e autarquias) os benefícios da PEC da Bengala, antes restritos aos ministros do Supremo e tribunais superiores.

O senador José Serra (PSDB-SP), autor do projeto, estima que o projeto gere economia de 800 milhões de reais a 1,2 bilhão de reais às três esferas de governo. "O governo ganha com economia, e ganham os servidores com alta qualificação, por exemplo no Judiciário e nas universidades", disse o tucano.

"Essa é uma matéria efetiva de economia para o país e não de coloração partidária", disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Nós vamos retardar a contratação de novos servidores", disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). "A presidente só vetou antes porque havia vício na origem."

Meta fiscal - A votação dos vetos pendentes liberou a pauta para o plenário entrar em matérias de ordem econômica. No entanto, sem entendimento entre oposição e governo, ficou para a sessão de meio-dia desta quarta-feira a votação do PLN 05. Esse é o projeto prioritário no momento para o governo federal porque revisa a meta fiscal.

A oposição obstruiu a votação nesta madrugada e conseguiu evitar que o projeto fosse adiante. O governo tentou acelerar ao máximo a votação, mas terminou derrotado. Estava em análise um pedido de inversão da pauta, mas só 226 parlamentares registraram voto. Renan Calheiros encerrou a sessão porque não havia mais quórum mínimo de 257 parlamentares na votação, por volta das 0h30.

Em reunião pela manhã com líderes da base aliada, a presidente Dilma apelou para que houvesse esforço total em aprovar a norma. Com a mudança, o governo promete voltar atrás nos decretos de contigenciamento. Sem a alteração, o governo pode ser obrigado a suspender ordens bancárias para pagar serviços básicos já na semana que vem, sob pena de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Assim que o PLN-05 for aprovado, o decreto de contingenciamento de 10,6 bilhões terá seus efeitos suspensos", disse o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

O governo tenta mudar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 a meta de superávit primário para autorização de déficit de até 119,9 bilhões de reais.

Na mesma sessão, deputados e senadores mantiveram três vetos presidenciais: regulamentação da profissão de designer; destinação de casas do programa Minha Casa, Minha Vida a policiais e outros profissionais de Segurança Pública; e enquadramento de turismo em área rural como atividade rural, o que daria benefícios tributários no imposto de renda rural - e prejudicaria receitas do governo.

Fonte: Veja

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações338
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-derruba-veto-de-dilma-a-aposentadoria-de-servidores-aos-75-anos/262601042

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Senador estima que o projeto gere economia de 800 milhões de reais a 1,2 bilhão de reais às três esferas de governo, estimativa é loteria, em números reais não existe comprovação nenhuma. Vou estimar também quantos votos o Senador ganhou com este projeto 1 milhão, não dois, e vai perder 5 milhões. continuar lendo

O veto foi derrubado, e agora temos uma Lei flagrantemente inconstitucional, pois padece de vício formal (de iniciativa), uma vez que a iniciativa da Lei deveria ser do chefe do Executivo, e não do Parlamento. continuar lendo

penso eu que todo cidadão que chegue ao 70 anos queira seguir aos 75 anos, se tiver plena condições que siga. e os que se aposentaram este anos se tiver condições que continue. não é tirar lugar dos concursados, é dar esperiencia aos novos, tirar lugar dos concursados são os que são cedidos de outras secretarias que ganham menos vam para outra ganhar mais sendo apadrinhados de vereadores , deputados etc... continuar lendo