Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Contribuintes reclamam de informações desencontradas sobre liberação do IR

Ao longo do dia, muitos contribuintes conseguiram acessar a consulta ao último lote de restituição, mas, no fim da tarde, informações estavam indisponíveis

há 8 anos

Informações desencontradas da Receita Federal alimentaram ruídos entre os contribuintes sobre a restituição do último lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Ao longo do dia, muitos contribuintes conseguiram acessar a consulta ao último lote de restituição para saber se o dinheiro estaria ou não disponível. Mas no final da tarde, em nova consulta, a informação que constava no site da Receita Federal era a de que a declaração ainda estava na base da dados do Fisco. Ou seja, ainda estaria em processamento.

Como esse é o último lote do ano de restituição, a declaração que não tiver sido liberada está automaticamente na malha fina da Receita. Houve relatos de contribuintes que consultaram a página da Receita e não tiveram a declaração liberada, mas também não encontraram pendências entre as informações prestadas pelo Fisco que justificassem a malha fina.

O contribuinte que conseguiu ver inicialmente que a sua declaração tinha sido liberada recebeu a informação de que a restituição seria paga no dia 15. Procurada, a assessoria de imprensa da Receita informou que o último lote ainda não foi liberado e que divulgará uma nota oficial na manhã desta terça-feira. O órgão informou ainda que não teve conhecimento do problema técnico e não soube explicar o que ocorreu.

No passado, a Receita já foi acusada de ter represado a devolução das restituições, diminuindo o tamanho dos lotes, para melhorar o resultado das contas públicas e conseguir superávit primário.

LEIA MAIS:

Receita libera consulta ao último lote do Imposto de Renda 2015

(Com Estadão Conteúdo)

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações198
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contribuintes-reclamam-de-informacoes-desencontradas-sobre-liberacao-do-ir/265049694

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)