jusbrasil.com.br
17 de Agosto de 2017

FGTS: Passo-a-passo ensina a consultar saldo da conta inativa

De 14 a 20 desse mês, as agências da Caixa fizeram 2,08 milhões de atendimentos relativos ao saque das contas inativas do FGTS.

Frederico Fernandes dos Santos, Advogado
há 6 meses

FGTS Passo-a-passo ensina a consultar saldo da conta inativa

O anúncio da liberação do saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) provocou um aumento na consulta do saldo depositado. O problema é que muitos trabalhadores não possuem as informações necessárias para fazer a busca pela internet.

A primeira coisa que é preciso saber é o número do PIS, que costuma estar anotado na carteira de trabalho e no Cartão do Cidadão. Também é possível verificar o número no site da Previdência (saiba como).

De posse do número do PIS, a consulta do saldo da conta do FGTS pode ser feita na página da Caixa, nas agências, pelo aplicativo no celular ou internet banking _opção válida para correntistas da Caixa.

Além de informar o PIS e a data de nascimento, o site vai pedir uma senha de autenticação para liberar a consulta ao saldo. Essa senha é a mesma do Cartão do Cidadão. Quem não tem essa senha precisa cadastrar uma na página de consulta do extrato do FGTS.

Quem esquece a senha e faz três tentativas incorretas corre o risco de bloquear o número. Se isso acontecer, há a possibilidade de cadastrar uma nova, desde que informando dados adicionais, como nome da mãe e número do título de eleitor. Com a nova senha é possível fazer a consulta no site da Caixa

O pagamento das contas inativas começa em 10 de março para nascidos em janeiro e fevereiro. O pagamento prossegue até 31 de julho. Pelas estimativas da Caixa, 30,2 milhões de trabalhadores têm direito de sacar 43,6 bilhões de reais de 49,6 milhões de contas inativas.

Podem ser sacadas as contas de FGTS que deixaram de receber depósitos a partir de 31 de dezembro de 2015 de trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa. Fora dessa regra, prevista na MP 763/2016, o saldo das contas inativas só pode ser sacado em ocasiões especiais, como compra da casa própria ou aposentadoria.

De 14 a 20 deste mês, as agências da Caixa fizeram 2,08 milhões de atendimento relativos ao saque das contas inativas do FGTS. Antes da divulgação do calendário de pagamento das contas inativas, a média de atendimento nas agências da Caixa era de 86 mil pessoas por dia.

No mesmo período, o telefone de informações do FGTS fez 2,34 milhões de atendimento. Já o site recebeu 87,3 milhões de acessos. Para mais informações ligue 0800 726 2017.

* Um dos caminhos para cadastrar a senha é entrar na página de consulta ao extrato do FGTS.

* Quem esqueceu a senha deve cadastrar uma nova na página da Caixa.

Fonte: VEJA

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezado Dr. Frederico, tenho apenas uma dúvida, e quem possui contas com valores tidos como "resíduos", pois foram demitidas, sacaram o FGTS após a demissão, mas restaram valores nestas mesmas contas, também poderão sacar dentro das datas previstas? continuar lendo