Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Vídeo mostra: Barroso parou impeachment com recurso vergonhoso

há 8 anos

http://www.youtube.com/embed/y_jK_zNfg6k?fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark

Sempre caprichando na pose de quem recitava de fraldas artigos e incisos da Constituição, o ministro Luís Roberto Barroso resolveu mostrar, na sessão em que o Supremo Tribunal Federal embaralhou o processo de impeachment, que usa as horas livres do recesso para decorar normas que regulamentam as atividades dos demais Poderes. Conseguiu apenas confirmar que, para impedir o desmoronamento da argumentação mambembe, é capaz de sonegar informações essenciais e mentir publicamente.

─ Alguém poderia imaginar que o Regimento Interno da Câmara pudesse prever alguma hipótese de votação secreta legítima ─ concede o doutor em tudo na abertura do vídeo de 1min57. ─ Eu vou ao Regimento Interno da Câmara dos Deputados e quando vejo os dispositivos que tratam da formação de comissões, permanentes ou temporárias, nenhum deles menciona a possibilidade de votação secreta.

─ Vossa Excelência me permite? ─ ouve-se o cerimonioso aparte de Teori Zavascki.

─ Pois não ─ autoriza o professor de impeachment.

─ Salvo engano meu, há um dispositivo, sim, do Regimento Interno, artigo 188, inciso III ─ prossegue Teori. ─ Diz que a votação por escrutínio secreto far-se-á para eleição do presidente e demais membros da Mesa Diretora, do presidente e vice-presidente de comissões permanentes e temporárias, dos membros da Câmara que irão compor a comissão representativa…

Teori faz uma pausa para virar a página. Barroso, que acompanha a leitura que está terminando, tenta interrompê-la:

─ Sim, mas olha aqui…

─ … e dos cidadãos que irão integrar o Conselho… ─ continua Teori.

As sobrancelhas simetricamente arqueadas e os cílios enfileirados realçam o sobressalto de Barroso com a aproximação do perigo. Então, confisca a palavra e recomeça a leitura do inciso III, cuja íntegra aparece na no vídeo do Portal Vox que escancara a pilantragem togada: para esconder a fraude, o juiz esperto amputa as quatro palavras finais do texto: E NAS DEMAIS ELEIÇÕES.

Animado com a rendição balbuciada pelo confuso Teori, Barroso declama outra falácia:

─ Considero portanto que o voto secreto foi instituído por uma deliberação unipessoal e discricionária do presidente da Câmara no meio do jogo.

Conversa fiada. O Brasil decente é que considera uma infâmia o que Barroso fez para ganhar o jogo. O trecho do Regimento Interno foi guilhotinado por uma deliberação pessoal e discricionária de um servidor público que é pago pelo povo para defender a lei. Coisa de vigarista.

Fonte: VEJA

  • Publicações462
  • Seguidores769
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2293
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/video-mostra-barroso-parou-impeachment-com-recurso-vergonhoso/281223119

105 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vou fazer um comentário construtivo para a moralidade pública.
O fato mais curioso nisso tudo é quando o min. Barroso se depara com a parte final do inciso III e parece se surpreender. Notem que ele começa a pronunciar a conjunção e, mas cessa a leitura abruptamente. Tanto é que a entonação e o ritmo da voz indicavam a continuidade da leitura. E para não tartamudear, Barroso se sai com aquela conclusão de que “não vislumbro esta exceção como sendo (...).”
E a dinâmica da cena vergonhosa é completada quando Teori se curva e arremata: “Vossa Excelência tem razão.”
Razão em quê??!! continuar lendo

O Ministro Teori com toda sua experiência se dobra diante de um principiante. Será mesmo que Teori não percebeu? Será que tudo não estava combinado.? Não posso acreditar que a experiência do Ministro Teori possa ser menor de que muitos brasileiros que acompanham atentamente o processo de impeachment que não possuem grau de formação em direito! continuar lendo

Muito bom poder 'observar"seus comentários. Pois perdi horas assistindo a audiência no STF, e para minha decepção...foi um 'desfilar de egos", inflamados e sem a menor ética! continuar lendo

Esse é o Neoconstitucionalismo de Barroso, aquele em que se escolhe quais palavras dentro de um artigo serão lidas.
Barroso pode pegar um artigo em que está escrito: "Art. 2º - Não matarás." E sustentar com cara de paisagem: estão vendo, está claro, está escrito, matarás!
E Lewandowski chancela: o voto é bem claro e sobre ele não há dúvida...

Pobres de nós nas mãos dos novos déspotas "esclarecidos"... continuar lendo

Pergunta de um leigo :
Nos embargos de declaração que será impetrado pelo pres. das Câmara Eduardo Cunha, isso poderá ser corrigido? Ou essa votação é definiitiva ? continuar lendo

Prezado Sr. Levino, o justo seria que os demais ministros corrigissem a atitude desavergonhada do colega, contudo o ego e a necessidade de retribuir as nomeações não lhes permitirá.
Este fiasco ficará para sempre nos anais desta corte, a história contará o quão grande é a nódoa com que mancharam suas togas.
Quem sabe esta experiência sirva para que possamos alterar a forma de compor esta corte, pois a atual não conjumina com a reeleição. continuar lendo

Um advogado subiu à tribuna para alertar o "equívoco".
Vejam a partir dos 38 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=U4p_n0J8r6g continuar lendo

Sim, João Augusto. Você está certo.
E dá para perceber que não foi um erro. Fica muito claro e foi muito bem lembrado, por esse trecho que você cita, pois ninguém dá a mínima para o alerta. Todos ignoram o trecho ocultado/cortado (propositalmente), como se nada tivesse acontecido, pois ele é que dá sustentação ao voto "pró governo".
Foi simplesmente ridículo e vergonhoso!
E todos se calam mais uma vez, e com a anuência da mais alta corte do país às ordens do Governo.
Fica evidente que alguns não julgam com independência, mas de acordo com a cartilha oficial.
É um absurdo! continuar lendo

Muito bem observado.
Esse Ministro adotou uma postura imoral e indigna de sua posição.
Isso é muito lamentável e dá um sinal inequívoco que esse Tribunal não é autônomo ou independente, mas claramente vinculado aos interesses politico partidários. continuar lendo

Fez o que a tia Dilma lhe pediu antes de nomeá-lo... continuar lendo

Fez o'que ele quis ou foi pago para fazer. Dilma não "manda" em ministro do STF. Presidente só Indica O senado que aprova a nomeação.

Mas é realmente uma vergonha para nosso País, ver que a própria cúpula do poder e onde há mais corrupção e cinismo.

Ministros do STF os "Guardiões da Constituição". kkkkkkkkkk RISOS ETERNOS. continuar lendo

O Senado só aprova os que forem indicados pelo presidente da República. continuar lendo

Um Ministro da qualidade do Teori, inteligente e pragmático, envolvido pelo Ministro Barroso. O julgamento está contaminado pelo erro substancial. continuar lendo